terça-feira, 6 de março de 2012

BRASIL ::: MANTEGA X PIB

MANTEGA: No segundo semestre deste ano, economia crescerá em torno de 5% Brasília, 6 de março de 2012 -
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje que a economia brasileira deve crescer em torno de 5% no segundo semestre deste ano. Para o ano, o ministro prevê um crescimento de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB).
Mantega disse que a expansão da atividade se dará de forma gradual ao longo do ano, mas que seu ápice acontecerá no segundo semestre. "Começamos o ano com a economia aquecida. Isso se deve ao bom desempenho de novembro e dezembro do ano passado", disse. Mantega citou os riscos apresentados pela desaceleração da economia internacional, sobretudo da China, que reduziu sua previsão de crescimento para 7,5% ontem, mas afirmou que, ainda assim, o governo tem cartas na manga para contrabalançar os efeitos negativos dessa desaceleração. "Há uma série de estímulos previstos. 


O governo preparou um programa de investimentos para 2012. Haverá uma atuação mais forte do governo para que esse crescimento se realize", anunciou. O ministro não foi muito específico ao antecipar as medidas. Mantega disse que a indústria receberá os estímulos que necessita e que o governo ainda conta com um arsenal grande de medidas para segurar o câmbio. "A indústria precisa de alguns estímulos, que serão dados. O câmbio já respondeu às medidas que tomamos e vai continuar em um patamar mais favorável para a indústria", disse. 


Também afirmou que a situação fiscal está sólida o suficiente para que haja um reforço de recursos para aumentar os investimentos nas áreas pública e privada. "Outras medidas ainda não estão prontas para serem anunciadas. 


Divulgaremos conforme for necessário ao longo do ano", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana