quinta-feira, 21 de julho de 2016

BC mantém juro básico em 14,25% e reforça que não há espaço para cortes

O Banco Central manteve nesta quarta-feira a taxa básica de juros em 14,25 por cento ao ano em decisão unânime e em linha com expectativa dominante de especialistas, repetindo não haver espaço para corte nos juros tão cedo, na primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) sob o comando de Ilan Goldfajn.

"Tomados em conjunto, o cenário básico e o atual balanço de riscos indicam não haver espaço para flexibilização da política monetária", informou o BC em comunicado com novo formato, mais extenso e pelo qual apontou riscos para o cenário de inflação, entre os quais a permanência de "incertezas quanto à aprovação e implementação dos ajustes necessários na economia".
Pesquisa Reuters mostrou que 42 de 43 economistas consultados previram que a Selic não seria mexida agora. Até o comunicado, a aposta majoritária era de um corte nos juros apenas em outubro.
Com a decisão desta quarta, a Selic segue no mesmo patamar desde julho de 2015, o mais alto em quase uma década e no período mais longo de estabilidade desde que o regime de metas foi implantado em 1999.
No texto da decisão, o BC também apontou ligeira melhora na sua projeção para inflação no ano que vem. A mudança fez alguns economistas enxergarem a possibilidade de uma redução da Selic em agosto ganhar força, enquanto outros seguiram vendo queda somente em outubro.
O Copom informou que projeções sobre a inflação permaneceram "relativamente estáveis nos horizontes relevantes para a condução da política monetária desde sua última reunião", mas caíram sobre os números divulgados no último Relatório de Inflação. No cenário de referência, completou o BC, a projeção para a inflação de 2017 encontra-se em torno da meta de 4,5 por cento.

Na reunião do Copom realizada no início de junho, a projeção para o IPCA de 2017 estava exatamente em 4,5 por cento, centro da meta perseguida pelo governo. Mas no Relatório Trimestral de inflação, divulgado no fim do mesmo mês, essa conta havia sido piorada a 4,7 por cento.
Fonte: Reuters 

Obrigado por visitar nosso portal, fique a vontade, compartilhe com seus amigos e participe também. Macktrader Investimentos - Educação financeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.