SÃO PAULO, 17 Set (Reuters) - O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) subiu 1,05 por cento em setembro, desacelerando após alta de 1,59 por cento em agosto em meio a preços menores de produtos agropecuários e industriais no atacado, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta segunda-feira.
No acumulado do ano, o índice registra alta de 6,60 por cento e, em 12 meses até setembro, a inflação pelo IGP-10 ficou em 7,95 por cento.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo-10 (IPA-10), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, subiu 1,40 por cento, ante alta de 2,21 por cento em agosto.
Os preços dos produtos agropecuários desaceleram para 3,83 por cento, ante alta de 6,23 por cento no mesmo período de agosto. O aumento dos preços agrícolas, por conta de problemas climáticos no Brasil e no exterior, tem sido o principal vilão nos índices de inflação nos últimos meses, mas a expectativa do Banco Central é que este choque de oferta seja de curta duração e limitado.
Já os produtos industriais subiram 0,46 por cento, ante alta de 0,72 por cento na medição de agosto.
Já o Índice de Preços ao Consumidor-10 (IPC-10), que responde por 30 por cento do índice geral, avançou 0,42 por cento, frente à alta de 0,29 por cento em agosto.
A maior contribuição para o movimento foi o grupo Alimentação, que subiu 1,09 por cento, mostrando que o aumento verificado no atacado no mês passado chegou aos preços ao consumidor.
O Índice Nacional de Custo da Construção-10 (INCC-10) desacelerou para 0,17 por cento em setembro, contra alta de 0,49 por cento no mesmo período do mês anterior. Os preços dos materiais de construção subiram 0,35 por cento e os da mão de obra não registraram variação.
A divulgação do IGP-10 estava prevista para às 8 horas, mas o site da FGV estava indisponível para consultas mais cedo.
O IGP-10 calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.
(Por Camila Moreira)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Educação Financeira com disciplina e inteligência.