ANGAI/PEQUIM, 14 Set (Reuters) - Os futuros do vergalhão de aço na bolsa de Xangai subiram mais de 3 por cento nesta sexta-feira, com o mercado respondendo positivamente às notícias de que o Banco Central dos EUA (Fed) agirá para acelerar o crescimento da economia norte-americana.
A alta do aço repercutiu no mercado da matéria-prima, e o minério de ferro voltou a subir, superando novamente o patamar de 100 dólares por tonelada, depois de registrar perdas na quarta e na quinta-feira.
Nesta sexta-feira, o índice de referência para o minério com 62 por cento de ferro subiu 5,50 dólares, a 101,60 dólares por tonelada, de acordo com o Steel Index, maior patamar desde meados de agosto.
O Banco Central dos EUA (Fed) disse na quinta-feira que injetaria 40 bilhões de dólares por mês na maior economia do planeta até que houvesse uma retomada no mercado de trabalho do país.
O movimento já havia elevado os mercados acionários na Ásia, sustentado o euro e jogado o cobre o ouro para máximas de preços em muitos meses, e traders disseram que o mercado de minério também sentiria o benefício.
"Não importa se a semana vai melhorar ou não, eu espero que os preços do minério subam um pouco, seguindo a alta em outras commodities como cobre e os futuros dos vergalhões", disse um trader de minério de ferro baseado na costa leste da província de Shandong.
O contrato mais ativo do vergalhão para entrega em janeiro encerrou a 3.561 iuan por tonelada nesta sexta-feira, depois de atingir uma alta de 3.623 iuan no início da sessão. O contrato subiu 4,7 por cento na semana.
Já o minério de ferro havia superado 100 dólares na terça-feira, segundo o índice, com as notícias de um pacote da China para estimular obras de infraestrutura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Educação Financeira com disciplina e inteligência.