terça-feira, 27 de novembro de 2012

Fala de líder do Senado sobre abismo fiscal pesa sobre ações dos EUA


Por Rodrigo Campos
NOVA YORK, 27 Nov (Reuters) - As bolsas norte-americanas fecharam em baixa nesta terça-feira em uma sessão inconstante, perdendo terreno após o líder da maioria no Senado, o democrata Harry Reid, expressar decepção com o fato de que houve "pouco progresso" no combate ao chamado abismo fiscal.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,69 por cento, para 12.878 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 0,52 por cento, para 1.398 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,30 por cento, para 2.967 pontos.
O mercado ficou próximo da estabilidade na maior parte do pregão, mas caiu de forma mais acentuada após as declarações de Reid, em um sinal de que investidores continuam atentos às discussões em Washington.
O índice de volatilidade CBOE, ou VIX, avançou após as palavras de Reid, encerrando com alta de 2,7 por cento.
"Pode ser que o mercado sinta que o otimismo antes do dia de Ação de Graças (na semana passada) esteja se encaminhando para intransigência política", disse a estrategista de mercados do Prudential Financial Quincy Krosby.
"O tempo está passando em Wall Street, no que diz respeito a um cenário para um consenso (político)", disse ela.
Os mercados estão focados em se o Congresso e a Casa Branca podem definir mecanismos para se evitar cerca de 600 bilhões de dólares em cortes de gastos e aumentos tributários automáticos que passam a valer no ano que vem, o chamado abismo fiscal.
Enquanto as negociações fiscais se arrastam, a Las Vegas Sands e a Supertex acrescentaram seus nomes a uma crescente lista de companhias que anunciaram dividendos especiais com o objetivo de auxiliar investidores a evitar uma possível alta de impostos no ano que vem.
Maiores impostos sobre dividendos e ganhos de capital fazem parte das negociações em Washington e podem ocorrer mesmo se os políticos chegarem a um acordo. O papel da Las Vegas Sands disparou 5,3 por cento, para 46,36 dólares, e a ação da Supertex avançou 6,9 por cento, para 18 dólares.
As perdas modestas do S&P 500 nesta terça-feira marcaram seu pior dia em oito pregões --indicando que operadores não estão dispostos a vender agressivamente, já que um acordo fiscal desencadearia um rali. O índice voltou a fechar abaixo de 1.400 pontos, um nível psicologicamente importante que havia retomado na semana passada com uma alta acumulada de quase 4 por cento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana