domingo, 12 de maio de 2013

Revisão do resgate de Portugal está completa, diz governo


LISBOA, 12 Mai (Reuters) - O governo de Portugal disse neste domingo que seus credores União Europeia e Fundo Monetário Internacional concluíram a última revisão do resgate ao país, indicando que
não há obstáculos para que Lisboa receba a próxima parcela de 2 bilhões de euros do pacote de ajuda.
A revisão, que estava praticamente selada em março, encontrou um obstáculo no início do mês passado, quando o Tribunal Constitucional rejeitou algumas das medidas de austeridade deste ano. Mas o governo apresentou um plano para compensá-las, junto com medidas mais amplas para redução do déficit até 2015 no valor de 4,8 bilhões de euros.
Representantes dos credores estavam em Lisboa na semana passada para se debruçar sobre os cortes de gastos.
"O gabinete se reuniu hoje para ser informado sobre a conclusão dos trabalhos relacionados à sétima revisão e confirmação das condições necessárias para selá-la", disse o governo em comunicado.
O ministro das Finanças Vitor Gaspar apresentará os termos finais em reuniões de ministros de Finanças da União Europeia e da zona do euro que começam em Bruxelas na segunda-feira.
Por colocar seu plano de redução do déficit de volta aos trilhos, Portugal também espera conseguir aprovação plena da União Europeia nesta semana para uma ampliação dos vencimentos de seus empréstimos de resgate, que são destinados e tem ajudado o país a recuperar acesso total ao mercado de dívida.
Na semana passada, Portugal emitiu seu primeiro título de 10 anos desde o resgate, o que trouxe os yields de sua dívida para os menores níveis desde 2010. Ainda assim, permanecem as preocupações sobre a profunda recessão do país e crescente oposição às medidas de austeridade impostas em troca do resgate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana