quarta-feira, 31 de julho de 2013

Bovespa fecha em queda de 0,67%, apesar de sinal positivo do Fed.


A volatilidade tomou conta do mercado acionário durante a manhã e a tarde dessa quarta-feira, antes da decisão de política monetária do Federal Reserve ser divulgada. Para a felicidade dos investidores, o Banco Central americano não fez nenhuma alteração na sua política, levando os índices de Nova York e de São Paulo a reduzir o clima de tensão e pender para o lado positivo. A Bovespa, com Petrobras e Vale operando em queda, não conseguiu virar para o azul, fechando em queda de 0,67%, aos 48.234 pontos. O giro financeiro foi de R$ 6,7 bilhões. Apesar disso, julho se consolidou como o primeiro mês do ano em que o índice teve desempenho positivo.


O pregão abriu com a leitura preliminar do PIB dos EUA do segundo trimestre e o relatório ADP do mercado de trabalho. A economia do país cresceu 1,7% no período, acima da alta de 0,9% estimada por especialistas. Já o PIB do primeiro trimestre foi revisto para baixo, de 1,8% para 1,1%. Enquanto isso a empresa ADP informou que o setor privado criou 200 mil vagas de trabalho em julho, acima das expectativas de 183 mil postos. O documento é considerado uma espécie de prévia do “payroll”, relatório do governo sobre o mercado de trabalho.

A notícia mais aguardada do dia, no entanto, era o que o Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed decidiria a respeito da taxa de juros e do programa de estímulo monetário Quantitativa Easing 3. Até que a decisão fosse divulgada, o que aconteceu por volta das 15h do horário de Brasília, os índices operavam sem formar tendência, em compasso de espera. Na Europa os números do mercado de trabalho americano ajudaram as bolsas a fechar no azul. O FTSE-100 de Londres subiu 0,76%, o Cac-40 de Paris avançou 0,15% e o FTSE-100, de Londres, teve alta de 0,06%.

O fim da reunião do Fomc trouxe notícias tranqüilizadoras para o mercado. O Fed afirmou que a economia americana se expandiu em ritmo moderado no primeiro semestre, e que embora o mercado de trabalho siga apresentando sinais de melhora o nível de desemprego continua alto. Diante disso, os juros foram mantidos entre zero e 0,25% e o programa de compras de títulos no valor de US$ 85 bilhões mensais não foi alterado. 

O DowJones fechou em queda de 0,13%, e o Nasdaq avançou 0,27%. 

Na Bovespa, o rescaldo de uma realização de lucros e a queda de bluechips pesaram sobre o índice. A temporada de balanços continua como outro fator a guiar decisões. Hoje foi dia da Ambev se destacar, subindo 4,73%, após aumento do volume de vendas no 2T. OGX e Gerdau vieram em seguida. No campo negativo os destaques foram B2W (-7,42%) e PDG (-6,60%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana