quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

CHINA: Regulador suspenderá uso de circuit breaker - DJ News

São Paulo, 7 de janeiro de 2016 - O regulador do mercado mobiliário da China suspenderá o uso do mecanismo de circuit breaker a partir de manhã, segundo informações da agência de notícias "Dow
Jones". O sistema havia sido inaugurado na última segunda-feira e, desde então, teve de ser acionado
duas vezes nesta semana.


   Segundo a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC, na sigla em inglês), o mecanismo não estava funcionando como esperado. O sistema previa a suspensão dos negócios por 15 minutos quando o índice CSI-300 caísse 5% e a interrupção pelo restante do dia caso a queda chegasse a 7%.

   Na segunda-feira, o circuit breaker foi ativado às 13h33 (horário local), o que contaminou as bolsas no mundo todo. Hoje a queda foi ainda mais forte e a sessão foi interrompida às 9h58, cerca de meia-hora depois da abertura da bolsa de Xangai.

   Analistas têm criticado o limite estreito estabelecido pela CSRC para ativação do circuit breaker, frente à volatilidade do mercado chinês. Nos Estados Unidos, por exemplo, a sessão só é interrompida de vez se o índice S&P 500 cair 20%. Na China, um mercado muito mais volátil, esse limite é de apenas 7%.

   Segundo Bernard Aw, analista da IG Markets, quando as ações começam a cair, os investidores ficam com medo de não conseguir vender seus papéis antes do circuit breaker, o que espalha pânico e acentua as perdas. "É possível que um ajuste nos percentuais que disparam o circuit breaker ajude a melhorar o sistema. O que evita frenesi no mercado é a noção de que os investidores conseguirão encerrar suas posições a tempo", diz o analista.

    Fonte: Pâmela Reis / Agência CMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana