quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Lucro do Santander desaba com perdas imobiliárias na Espanha


MADRI, 25 Out (Reuters) - O Santander, maior banco da zona do euro, informou que seu lucro líquido no acumulado de nove meses caiu em mais de 60 por cento, prejudicado por baixas contáveis sobre investimentos em imóveis feitos durante a explosão do mercado imobiliário espanhol.

O lucro líquido de janeiro a setembro totalizou 1,8 bilhão de euros (2,3 bilhões de dólares), 66 por cento a menos do que um ano antes, com índice de inadimplência subindo para 4,33 por cento.
O Santander informou que completou 90 por cento das baixas contábeis exigidas pelo governo sobre moradias retomadas e empréstimos irrecuperáveis a construtoras, após contabilizar 5 bilhões de euros (6,5 bilhões de dólares) em perdas.
O banco disse também ter elevado provisões contra empréstimos duvidosos na Espanha para 9,5 bilhões de euros durante o acumulado de janeiro a setembro, dando à instituição uma cobertura de 70 por cento.
O aumento da inadimplência na Espanha se espalhou para além do setor imobiliário, em um momento de recessão no país, que registra índice de desemprego de 25 por cento.
A Espanha representa apenas 16 por cento do lucro do Santander, com metade sendo gerado na América Latina.
O Santander Brasil divulgou nesta quinta-feira que encerrou o terceiro trimestre com queda anual de 8,5 por cento no lucro líquido gerencial, em meio a aumento da inadimplência e das despesas com provisões para calotes.
O banco obteve lucro de 1,5 bilhão de reais no terceiro trimestre, ante 1,641 bilhão no mesmo período de 2011. O lucro que a instituição chama de "societário" somou 591 milhões de reais.
(Por Alberto Alerigi Jr.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana