LONDRES, 12 Out (Reuters) - O mundo pode ver uma queda gradual nos preços do petróleo nos próximos cinco anos, devido ao crescimento econômico lento e aumento da eficiência energética, ao mesmo tempo em que a produção aumenta fortemente no Iraque e na América do Norte, disse o órgão regulador de energia do ocidente, nesta sexta-feira.
A Agência Internacional de Energia (AIE), que assessora países industrializados em política de energia cortou a projeção de crescimento da demanda global de petróleo para 2011-2016 em 500 mil barris por dia, em comparação a previsão de dezembro do ano passado.
Como resultado, a pressão sobre a Opep para produzir mais petróleo vai diminuir drasticamente e o cartel terá que cortar a produção para não mais de 31 milhões de barris por dia até 2017 para equilibrar a demanda global. Em 2012, a produção está entre 31 e 32 milhões de barris por dia.
"As expectativas de crescimento econômico no período foram reduzidas em meio a preocupações com a dívida da OECD, especialmente na zona do euro. Até a China tem demonstrado sinais de desaceleração", disse o relatório da AIE.
(Por Dmitry Zhdannikov e Christopher Johnson)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Educação Financeira com disciplina e inteligência.