RIO DE JANEIRO, 11 Out (Reuters) - As vendas no varejo brasileiro tiveram alta de 0,2 por cento em agosto ante julho e registraram elevação de 10,1 por cento em relação a igual mês de 2011, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.
Os resultados vieram melhores do que o esperado pelo mercado, mas na comparação mensal, houve desaceleração sobre os dois meses anteriores. Segundo o IBGE, boa parte das atividades mostraram desempenho mais fraco, apesar de ainda positivos, em agosto quando comparado com julho.
Analistas ouvidos pela Reuters previam que haveria queda de 0,1 por cento em agosto ante julho e, em relação ao mesmo mês do ano anterior, a expectativa era de alta de 9,1 por cento.
As projeções para o dado mensal variaram de queda de 0,9 por cento a uma alta de 1,0 por cento, e as previsões para o aumento anual variaram de 7,5 a 11,6 por cento.
Segundo o IBGE, a atividade de equipamentos e material para escritório e informática registrou alta de 5,3 por cento em agosto sobre julho, a maior entre os segmentos que compõem o comércio varejista, mas mostrou forte desaceleração quando comparado com o mês anterior, quando subiu 10,8 por cento sobre junho.
A atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo encolheu 1,1 por cento em agosto, ante julho, depois de ter crescido 0,9 por cento no mês anterior.
Quando se olha o comércio varejista ampliado --incluindo o setor automotivo e material de construção--, as performances foram melhores. O primeiro segmento cresceu 7,7 por cento na comparação mensal, enquanto que o segundo, 3,4 por cento.
O setor varejista vem se mostrando como um dos principais motores da economia brasileira sustentado por um mercado de trabalho estável, com a taxa de desemprego em queda, e deve continuar forte.
Na noite de quarta-feira, o Pão de Açúcar --maior grupo varejista do país-- informou que suas vendas brutas somaram 13,7 bilhões de reais de julho a setembro, avanço de 8,7 por cento sobre um ano antes.
O IBGE revisou ainda os dados das venda de julho sobre julho de 2011 , passando de alta de 7,1 por cento para 7,2 por cento.
(Por Rodrigo Viga Gaier e Diogo Ferreira Gomes; Texto de Camila Moreira)
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