quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

S&P rebaixa nota da Grécia até nível de falta de pagamento seletivo

Nova York, 5 dez (EFE).- A agência de qualificação de riscos Standard & Poors (S&P) anunciou nesta quarta-feira um rebaixamento da nota que outorga à dívida soberana da Grécia até deixá-la no nível de falta de pagamento seletivo.

A S&P justificou o rebaixamento depois que a Grécia tornou público na segunda-feira sua oferta aos detentores de bônus que queiram participar de forma voluntária no processo de recompra de bônus de Estado, a um preço que se situaria entre 30% e 40% de seu valor inicial.



"Consideramos que a oferta lançada pela Grécia constitui uma complicada reestruturação da dívida (...) que fará com que os investidores recebem menos que o prometido", indicou a agência em comunicado.

A agência detalhou que uma vez que se conclua esse plano de recompra de dívida, previsto para o dia 17 de dezembro, considerará provavelmente a situação de falta de pagamento seletivo solucionada e então subirá de novo a nota até "CCC", ainda em nível de bônus lixo.

A S&P acrescentou que este tipo de operação anunciada pela Grécia é uma alternativa a uma potencial moratória tradicional na qual se leva os detentores de bônus a ter de aceitar uma oferta abaixo do nível.

O montante que o Estado grego utilizará "não deve exceder os 10 bilhões de euros", dinheiro que será fornecido pelo Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), segundo o anúncio das autoridades.
Este programa de recompra pretende reduzir a dívida grega, que na atualidade ascende a cerca de 360 bilhões de euro ou 170% do PIB, em 20 bilhões de euros dentro do plano de diminuição da dívida até 124% para 2020. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana