quinta-feira, 4 de abril de 2013

Contração do setor privado da zona do euro piora em março, mostra PMIs


Por Andy Bruce
LONDRES, 4 Abr (Reuters) - O declínio econômico da zona do euro continuou pesando em março, marcado por uma forte queda na atividade empresarial da França que superou até mesmo Espanha e Itália, mostrou nesta quinta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI do Markit sobre o setor de serviços da zona do euro, que avalia milhares de empresas incluindo bancos, hotéis e restaurantes, mostrou que seus livros de encomendas encolheram no ritmo mais rápido em seis meses em março.
Caindo para 46,4 em março ante 47,9 em fevereiro, o PMI esteve abaixo da marca de 50 que divide crescimento de contração em 19 dos últimos 20 meses. Também ficou ligeiramente abaixo da leitura preliminar de 46,5 divulgada há duas semanas.
"A recessão está se aprofundando novamente uma vez que as empresas relatam que se tornaram ainda mais preocupadas com a crise da dívida e a instabilidade política da região", disse o economista-chefe do Markit, Chris Williamson.
As empresas na França, tradicionalmente considerada ao lado da Alemanha com o "núcleo" do motor econômico da união monetária, teve a pior contração desde o pico da Grande Recessão de 2008-09.
E mesmo na Alemanha, maior economia europeia, o crescimento desacelerou em março.
O PMI composto, que combina os dados do setor de serviços com o de indústria, caiu para 46,5 em março ante 47,9 em fevereiro, mas inalterado na comparação com o resultado preliminar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana