![]() |
Bovespa cai 2.07% e perde os 51k. |
O futuro que o Federal Reserve dará ao seu programa de estímulo continua ditando o ritmo dos mercados. Nesta quarta-feira, o acirramento de apostas e expectativas sobre o Fed e a agenda de indicadores esvaziada fizeram as bolsas fecharem majoritariamente em queda. A Bovespa viu o fim do seu rali de oito altas, fechando em queda de 2,07%, aos 50.507 pontos. Além da realização de lucros, a saída de investidores estrangeiros, voltados para os EUA, ajudou a acelerar as perdas. O giro financeiro foi de R$ 7,02 bilhões.
A ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed será divulgada amanhã, e foi em função desse documento que os investidores operaram. O mercado espera que o relatório traga sinais mais claros sobre os próximos passos da política monetária americana e mostre como está a divisão entre os dirigentes do Banco Central sobre a redução dos estímulos monetários, que pode acontecer no próximo encontro do Fomc, em setembro. O comunicado divulgado logo após o encontro mostrou que o Fed está preocupado com os efeitos da baixa inflação, e considerando o crescimento da economia como “moderado”, e não mais “modesto”.
Na Europa as atenções se voltaram para os EUA, com os investidores evitando tomar novas posições nesse momento de incerteza. O FTSE-100 da Bolsa de Londres desvalorizou 0,19%, o Cac-40 de Paris perdeu 1,35% e o Dax de Frankfurt perdeu 0,79%. Já em Wall Street os índices tiveram mais fôlego, ajudados pela melhora do índice de atividade de Chicago, que subiu a -0,15 em julho. O DowJones operou em alta, mas virou no final do dia e fechou em queda de 0,05% e o Nasdaq encerrou em alta de 0,70%.
No Brasil, a melhor sequência do Ibovespa em três anos foi interrompida pela pressão vinda dos EUA. A expectativa com o Fed eleva a procura pelos títulos públicos americanos, ao mesmo tempo em que faz os agentes retirarem recursos de mercados emergentes, o que cria um aperto adicional sobre o mercado brasileiro. No noticiário corporativo, as empresas do Grupo EBX seguem no radar com boatos sobre a venda das companhias.
As maiores altas do índice ficaram com JBS (+1,97%), Gol (+1,79%) e Cetip (+1,36%). Enquanto isso, B2W (-8,44%) e Usiminas PNA (-6,48%) e ON(-5,95%) encabeçaram a ponta negativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Educação Financeira com disciplina e inteligência.