segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

EUA: Aumento da taxa de juros foi prudente, diz Mester, do Fed

O aumento da taxa básica de juros dos Estados Unidos, anunciado pelo Federal Reserve (o Fed, banco central norte-americano) em dezembro, foi um ato prudente e permite fazer um aperto monetário gradual, afirmou a presidente da regional do Fed em Cleveland, Loretta Mester, em discurso neste domingo.




   "Com base nas projeções para a economia, acredito que foi prudente dar o primeiro passo na normalização gradual das taxas de juros", disse ela. "A trajetória futura dos juros vai depender das perspectivas econômicas, informada pelos indicadores, mas segundo a atual análise do Fed a política
monetária deve permanecer acomodatícia por algum tempo, e as taxas devem aumentar gradualmente em direção a níveis normais".

   No dia 16 de dezembro, o Fed elevou a meta para a taxa básica de juros para o intervalo entre 0,25% e 0,50%. Antes, a meta estava fixada entre zero e 0,25%. Mester também destacou a importância de que as futuras altas de juros sejam feitas de maneira gradual.

   "Um benefício da abordagem gradual é que ela nos permite recalibrar a política com o tempo, conforme as incertezas envolvendo os juros de longo prazo, o crescimento econômico potencial e o desemprego de longo prazo são removidas", disse ela. Mester prevê que a economia dos Estados Unidos cresça entre 2,5% e 2,75% no quarto trimestre de 2015 e mantenha expansão de 2,25% no
longo prazo.

Fonte: Ag. CMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana