Acordo pode contar com 26 países da União Europeia, sem Inglaterra
BRUXELAS - Dos 27 países da União Europeia, 26 podem apoiar o acordo intergovernamental, disse o presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy. Nesta manhã, após longas horas de discussões, 23 países do bloco europeu concordaram com um tratado contemplando uma disciplina fiscal mais rígida.
"Nossa preferência era de uma mudança completa no tratado com os 27 alterando os acordos da União Europeia", sustentou Van Rompuy após o encontro de líderes europeus. "Tentamos, mas, por não haver uma decisão unânime, temos de tomar outra decisão. É possível que tenhamos algum tipo de tratado intergovernamental com 26 países", completou.
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse que os líderes europeus lamentaram que o primeiro-ministro britânico, David Cameron, não se sentiu capaz de assinar um pacto fiscal apoiado pelos integrantes da zona do euro e por alguns países na União Europeia e fora da área da moeda comum.
"Lamentamos o fato de o Reino Unido não se unir a nós", disse a jornalistas em Bruxelas, acrescentando que a atmosfera das conversas foi calma e construtiva. Um euro estável é também importante para o Reino Unido, afirmou Merkel.
(Bloomberg News)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Educação Financeira com disciplina e inteligência.