MADRI, 16 Jun (Reuters) - O primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy fez um apelo neste sábado por uma maior união política e fiscal na Europa, incitando os gregos a permanecerem na zona do euro à medida que se preparam para uma eleição cujo resultado moldará o futuro da moeda única.
Afirmando que negócios, bancos e governos regionais da Espanha estavam lutando para se autofinanciar em função dos altos custos de empréstimos, incitou a Europa a integrar melhor seu sistema bancário, embora de não tenha entrado em detalhes.
"A Europa tem que transmitir ao mundo que o euro é um projeto irreversível", disse ele aos membros de seu Partido Popular, em evento em San Sebastian, ao norte da Espanha.
"... a Europa precisa de maior integração política, a Europa precisa de maior integração fiscal e a Europa precisa de maior integração bancária."
A Espanha recebeu uma ajuda de 100 bilhões de euros (126 bilhões de dólares) no final de semana passada da Europa, para seus bancos em situação difícil, lutando contra perdas de uma dívida de uma década relacionada ao estouro da bolha imobiliária.
Porém, os custos de financiamento do país continuam aumentando, chegando mais perto de se juntar à Grécia na necessidade de um resgate total.
O rendimento dos títulos da Espanha de 10 anos atingiram 7 por cento na quinta-feira, um nível perigoso que desencadeou ofertas de ajuda internacional para a Grécia, bem como Irlanda e Portugal.
Rajoy disse que a Espanha precisa continuar a reduzir seu déficit fiscal.
"Não podemos viver além de nossos recursos de maneira permanente", disse ele. "Não podemos ter o dobro do número de aeroportos que a Alemanha, por exemplo."
Porém, Rajoy disse a jornalistas, em intervalo do evento, que o aumento nos impostos sobre as vendas, como recomendado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em relatório divulgado na sexta-feira, não estava em seus planos atuais.
A Espanha pretende aumentar sua taxa de valor acrescentado em 2013. O país tem uma das taxas mais baixas de TVA na Europa, mesmo depois de altas em 2010. O governo está preocupado de que o aumento dos impostos prejudique o crescimento econômico.
A zona do euro poderá se ver lutando para evitar uma ruptura, caso um partido de esquerda radical ganhe a votação de domingo na Grécia. Rajoy disse estar convencido de a Grécia se manterá firme com seus compromissos e permanecerá no euro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Educação Financeira com disciplina e inteligência.