WASHINGTON, 12 Jul (Reuters) - O número de norte-americanos solicitando auxílio-desemprego teve forte queda na semana passada, atingindo o menor nível em quatro anos, num sinal esperançoso para o mercado de trabalho, mostraram nesta quinta-feira dados do Departamento do Trabalho.
Os novos pedidos de auxílio-desemprego caíram em 26 mil, para 350 mil, de acordo com dados ajustados sazonalmente.
A média móvel de quatro semanas, considerada uma medida melhor das tendências do mercado de trabalho, caiu em 9.750, para 376.500. Essa é uma queda significativa, apesar de a média estar apenas no menor nível desde maio.
A queda, que levou os pedidos para o menor nível desde março de 2008, foi muito mais acentuada do que os economistas de Wall Street esperavam.
O número da semana anterior foi revisado para 376 mil ante os 374 mil previamente reportados.
As contratações por empresas norte-americanas desaceleraram dramaticamente no segundo trimestre, ao passo que os empregadores ficam mais preocupados com a bola de neve da crise da dívida europeia, que está pesando sobre a economia global.
Muitos empregadores também estão preocupados sobre a possibilidade de que o governo dos Estados Unidos pode cortar gastos e deixar os cortes de impostos expirarem no ano que vem, o que poderia guiar a economia para uma recessão.
A queda nos dados dos pedidos sugerem que, embora os empregadores estejam evitando fazer contratações, pelo menos eles não estão aumentando o ritmo de demissões. Isso pode aumentar as esperanças de que a fraca criação de empregos pode ser temporária.
Ainda assim, dos dados de auxílio-desemprego são uma importante advertência.
Uma autoridade do Departamento do Trabalho notou que parte do resultado pode ser porque alguns fabricantes de automóveis mantiveram suas fábricas funcionando durante a primeira semana de julho para atender à demanda.
Normalmente, o fechamento de fábricas durante essa semana leva a um aumento nos pedidos de auxílio-desemprego, mas isso não aconteceu. Isso sugere que parte do fortalecimento do mercado de trabalho na semana passada por ser devido a fatores temporários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Educação Financeira com disciplina e inteligência.