WASHINGTON, 18 Jul (Reuters) - O crescimento econômico nos Estados Unidos esfriou em junho e no início de julho, e as contratações cresceram a um ritmo morno na maior parte do país, informou o Federal Reserve, banco central norte-americano, nesta quarta-feira.
"Os relatos da maioria dos 12 distritos do Federal Reserve indicam que a atividade econômica geral continuou a expandir em um ritmo modesto a moderado em junho e início de julho", explicou o banco central em seu "Livro Bege" sobre a atividade nacional.
A avaliação anterior do Livro Bege do Fed sobre a economia, divulgada em 6 de julho, havia falado sobre o crescimento com um tom levemente mais otimista, descrevendo-o como "moderado".
O Livro Bege, preparado desta vez pelo Fed de Atlanta com base em informações coletadas até 9 de julho, atrai o interesse do mercado pois tem com base relatórios de empresários de costa a costa e será usado por autoridades do Fed em sua próxima reunião em 31 de julho e 1º de agosto.
"Os níveis de emprego melhoraram a um ritmo morno na maioria dos distritos", informou o Fed. Em sua avaliação anterior, a autoridade monetária havia informado que as contratações estavam estáveis ou crescendo moderadamente.
Muitos economistas agora acreditam que o crescimento econômico desacelerou no segundo trimestre, talvez com força. O ritmo de contratação nos Estados Unidos desacelerou bastante durante o período, assim como o crescimento da produção industrial. As vendas no varejo também enfraqueceram nos últimos meses.
O Fed indicou que as empresas ainda estão otimistas com a economia, mas algumas estão contendo as contratações devido às incertezas sobre o futuro das políticas governamentais em relação a impostos e gastos.
"No geral, os distritos reportaram que seus contatos permanecem cautelosamente otimistas", disse o Fed.
O banco central informou que as pressões inflacionárias parecem ser modestas, em parte devido às pressões salariais também modestas.
(Reportagem de Jason Lange)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Educação Financeira com disciplina e inteligência.