O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou, nesta sexta-feira (9), seu novo relatório de oferta e demanda e mais uma vez surpreendeu o mercado com alguns números.
Para a produção de soja nos Estados Unidos, a estimativa do departamento norte-americano veio em 80,66 milhões de toneladas. No relatório de outubro a colheita norte-americana foi estimada em 77,84 milhões de toneladas. O número veio acima das expectativas do mercado, que apostavam em uma produção média de 78,68 milhões de toneladas.
A produtividade também registrou um aumento e foi reportada em 44,57 sacas por hectare, frente as 42,87 sacas estimadas no mês passado. A expectativa dos traders era de algo em torno das 43,32 sacas.
Quanto aos estoques finais norte-americanos de soja, as projeções do USDA passaram de 3,65 milhões para 3,81 milhões de toneladas. O mercado, no entanto, aguardava por algo próximo das 3,62 milhões de toneladas, volume ligeiramente menor do que o número de outubro.
Mundo - No cenário mundial, o USDA aumentou ainda sua estimativa para a produção mundial de soja, que passou de 264,28 milhões de toneladas para 267,60 milhões de toneladas. A colheita do Brasil foi estimada em 81 milhões de toneladas,a da Argentina em 55 milhões e a da China em 12,60 milhões de toneladas.
Sobre os estoques mundiais, a projeção do departamento passou para 60,02 milhões de toneladas, trazendo um expressivo crescimento em relação ao volume estimado em outubro de 57,56 milhões de toneladas.
O USDA estimou ainda as importações de soja da China em 63 milhões de toneladas contra as 61 milhões projetadas no boletim anterior.
Fonte: Notícias Agrícolas // Carla Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Educação Financeira com disciplina e inteligência.