terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Minério de ferro sobe mais; acumula alta de 83% desde setembro


Por Manolo Serapio Jr
CINGAPURA, 8 Jan (Reuters) - Os preços do minério de ferro no mercado no mercado à vista da China voltaram a subir forte nesta terça-feira, com siderúrgicas do país asiático recompondo estoques na esperança de uma recuperação econômica que irá impulsionar a demanda por aço.
Uma oferta limitada de cargas no "spot" também ajudou a sustentar os preços, que atingiram mínima de três anos em setembro de 2012.
O minério de ferro, matéria-prima do aço, já subiu 82,9 por cento desde que atingiu mínimas abaixo de 87 dólares por tonelada em setembro, com o apetite dos compradores chineses crescendo com sinais de uma recuperação econômica do país.

A preocupação de que a chegada da temporada de ciclones na Austrália, maior exportador, venha a interromper o fornecimento e os preços firmes do aço na China podem ampliar os ganhos do minério de ferro, que já subiram em um terço desde o início de dezembro.
O preço de referência do minério com 62 por cento de ferro subiu 3 por cento, ou 4,6 dólares, a 158,5 dólares por tonelada nesta terça-feira, o maior preço desde 14 de outubro de 2011, de acordo com dados do Steel Index.
"Há muita compra especulativa acontecendo e a disponibilidade no mercado aberto está relativamente baixa", disse Jamie Pearce, chefe de corretagem de minério de ferro na SSY Futures.
A produção mais lenta de minério na China, especificamente no norte do país em função do inverno, e um fluxo limitado de cargas à vista da Austrália, Brasil e Índia também ajudaram a elevar os preços, lembrou Pearce.
Um ciclone estava previsto para se desenvolver no final desta terça-feira na costa noroeste da Austrália antes de se aproximar da região da mina de ferro de Pilbara, disseram meteorologistas.
Isso poderia prolongar o rali nos preços com as siderúrgicas chinesas continuando a recompor estoque nos principais portos, que caíram a menos de 80 milhões de toneladas, ante o nível de 90 a 100 milhões de toneladas em boa parte de 2012, de acordo com estimativas da indústria.
"Eu espero os preços subirem ainda mais", disse um trader do mercado físico em Cingapura, acrescentando que a tonelada do minério com 62 por cento de ferro poderia atingir 170 dólares no curto prazo.
Uma carga de 70 mil toneladas de minério brasileiro com teor de 63,5 por cento com entrega prevista para o porto chinês de Qingdao em março foi vendida a 158 dólares na terça-feira, através da plataforma GlobalOre, disseram traders.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana