sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

S&P 500 sobe e fecha no maior nível em cinco anos


NOVA YORK, 4 Jan (Reuters) - As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em alta nesta sexta-feira, com investidores animados com dados mostrando que a criação de empregos no país manteve seu ritmo em dezembro e que o vasto setor de serviços cresceu em um passo rápido.
O índice acionário Standard & Poor's 500 avançou 0,49 por cento, para 1.466 pontos, encerrando a sessão no maior patamar desde o fim de 2007.

O Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, fechou em alta de 0,33 por cento, a 13.435 pontos. O indicador tecnológico Nasdaq teve variação positiva de 0,04 por cento, para 3.101 pontos.
Na semana, o S&P 500 subiu 4,6 por cento, o Dow Jones teve valorização de 3,8 por cento e o Nasdaq registrou alta de 4,8 por cento - os maiores ganhos semanais em mais de um ano.
Grande parte dos ganho semanal foi registrado na quarta-feira, primeiro pregão do novo ano, repercutindo o acordo no Congresso norte-americano para evitar o "abismo fiscal", que poderia levar a maior economia do mundo a recessão.
O índice de volatilidade CBOE, que serve como medidor da ansiedade dos investidores, caiu pela quarta sessão seguida, registrando uma queda semanal de cerca de 40 por cento, a maior da história. O fechamento em 13,83 pontos do indicador marca o menor nível desde agosto.
O Departamento do Trabalho norte-americano informou que a folha de pagamento fora do setor agrícola aumentou em 155 mil no mês passado, em linha com as expectativas de economistas e ligeiramente abaixo do aumento revisado de 161 mil em novembro.
Em outro indicador de crescimento mais vigoroso da economia dos EUA divulgado nesta sexta-feira, a atividade do setor de serviços teve expansão no último mês de 2012 no ritmo mais rápido em 10 meses. O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) informou que o seu indicador para a área de serviços subiu para 56,1 no mês passado, em relação aos 54,7 registrados em novembro.
Com o S&P 500 fechando no nível mais alto em cinco anos, analistas disseram que vai ser difícil qualquer ganho acima da máxima intradia de 1.475 pontos alcançada em setembro de 2012.
"Estamos chegando em um ponto em que precisamos de um forte catalisador, que poderia ser resultados, poderia ser três meses de bons dados econômicos, poderia ser uma variedade de coisas", afirmou o diretor-gerente na HighTower Advisors em Las Vegas, Nevada, Adam Thurgood.
(Reportagem de Chuck Mikolajczak)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana