quinta-feira, 28 de novembro de 2013

MERCADO EUROPA: Melhora em índice de sentimento econômico impulsiona ações


EURO ZONE
 São Paulo, 28 de novembro de 2013 - Os índices do mercado de ações da Europa fecharam as negociações em campo positivo,
impulsionados pelo aumento do índice de sentimento econômico da eurozona medido pela Comissão Europeia.
Os ganhos também refletiram os ganhos recordes obtidos ontem no mercado acionário dos Estados Unidos.

   O índice de sentimento econômico da zona do euro subiu para 98,5 pontos em novembro, de 97,7 pontos (dado revisado) no mês anterior. Segundo a Comissão
Europeia, o aumento no índice de sentimento econômico da zona do euro foi puxado pela melhora no sentimento das empresas de serviços e das indústrias, que compensou a piora entre os consumidores e na área de construção.

   Segundo Annalisa Piazza, analista da Newedge Strategy, o índice de sentimento econômico atingiu a maior leitura desde agosto de 2011 e "ainda sugere um ritmo de crescimento para a economia da eurozona como um todo".
   
   Na Alemanha, o índice de preços ao consumidor subiu 1,3% em novembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, após apresentar alta anual de 1,2% em outubro, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Escritório Federal de Estatísticas (Destatis). Na comparação entre outubro e novembro, o
índice subiu 0,2%. Também na Alemanha, a taxa de desemprego ficou em 6,9% em novembro, mesma leitura registrada em outubro.

   No Reino Unido, os ganhos foram limitados depois que o Banco da Inglaterra (BoE) informou que vai alterar seu programa para estimular os bancos a emprestarem mais, deixando de incentivar o crédito hipotecário e passando a se  concentrar apenas na expansão dos financiamentos a empresas.

   Segundo Michael Hewson, analista-chefe da CMC Markets UK, o fim dessa fonte barata de financiamento "parece ter agido impulsionando a realização de lucros em um setor que tem aproveitado ganhos estelares desde o orçamento de março".

   Em Londres, o FTSE 100 teve alta de 0,08%, 6.654,47 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX 30 subiu 0,39%, para 9.387,37 pontos. O CAC 40, de Paris, teve alta de 0,22%, para 4.302,42 pontos.
   
   Na bolsa de Milão, o FTSE MIB avançou 0,92 para 19.099,36 pontos, enquanto a bolsa Madri subiu 0,52%, para 9.859,80 pontos. Em Zurique, o SMI 20 teve alta  de 0,14%, para 8.257,61 pontos.

    Camila Maia / Agência CMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana