quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Integrantes do Fed temem elevar juros cedo demais, mostra ata.


Por Michael Flaherty e Howard Schneider
WASHINGTON (Reuters) - Integrantes do Federal Reserve reunidos na última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) expressaram preocupação com a possibilidade de que elevar os juros cedo demais jogue água fria sobre a recuperação econômica dos Estados Unidos e hesitaram sobre o impacto de descartar o termo "paciente" de seu comunicado.
A ata da reunião realizada em janeiro mostra os integrantes do Fed lutando para conciliar o sólido crescimento econômico dos EUA com a fraqueza nos mercados internacionais, bem como se preocupando com a queda das expectativas de inflação nos Estados Unidos.
As autoridades debateram o impacto das leituras persistentemente baixas de inflação sobre a confiança do banco central em dar início ao aperto monetário.
Eles também ressaltaram como a desaceleração da China e as tensões no Oriente Médio e na Ucrânia representavam riscos à perspectiva de crescimento econômico dos Estados Unidos, de acordo com a ata da última reunião do Fomc, em janeiro.
Desde o início de fevereiro, os rendimentos dos títulos norte-americanos saltaram, movimento que mostrou que investidores estavam ficando mais confortáveis com a expectativa de o Fed elevar os juros em junho, na esteira de indicadores fortes sobre crescimento e emprego.
Os rendimentos dos títulos caíram após a divulgação do documento.
O Fed repetiu em janeiro que seria "paciente" ao decidir quando elevar os juros, atualmente quase zerados, e reconheceu o declínio de certas medidas inflacionárias.
A chair do Fed, Janet Yellen, disse em dezembro que ser "paciente" significa que o Fed não elevará os juros pelo menos nas próximas duas reuniões.
A ata mostra que muitos integrantes do comitê temiam que abandonar a expressão "paciente" - quando chegar a hora - ameaça alterar as expectativas do mercado sobre uma alta de juros a uma "faixa de datas indevidamente estreita".
INFLAÇÃO
A ata divulgada nesta quarta-feira mostra que embora autoridades do Fed concordem sobre o fortalecimento do crescimento econômico dos EUA, o banco central continua a debater quando poderá elevar os juros em meio à queda das expectativas inflacionárias e as turbulências globais.
"Muitos participantes viam a fraqueza contínua das medidas de núcleo da inflação com preocupação", informou a ata, detalhando o debate interno do Fed sobre os sinais conflitantes enviados por medidas diferentes de expectativas de inflação.
Apesar de os integrantes do Fomc esperarem que o recente surto de inflação baixa se mostre transitório, também disseram que diferentes medidas de expectativas inflacionárias "precisavam ser monitoradas atentamente" em busca de sinais de que o público ou investidores estão perdendo fé na capacidade do Fed de atingir a meta de inflação de 2 por cento.
"Ainda há muita ociosidade na economia.... Você tem bancos centrais em todo o mundo reduzindo as taxas de juros. Não acho que o Fed quer ir de encontro a isso", disse o analista-chefe de mercados do Phoenix Financial Services, Wayne Kaufman. "Ele vê que a economia global não está forte o suficiente para que os juros subam".
Integrantes do comitê sustentaram que uma decisão sobre quando elevar os juros continuará dependendo dos indicadores econômicos, mas o momento exato de agir continuava sendo motivo de preocupação.
"Muitos participantes observaram que um aumento prematuro nos juros poderia golpear a recuperação aparentemente sólida da atividade real e das condições do mercado de trabalho, minando o progresso em direção aos objetivos do comitê", segundo a ata.
A ata também mostrou que autoridades do Fed estão debatendo mudanças na utilização de suas ferramentas de política monetária quando começarem a elevar os juros, possivelmente elevando o teto das chamadas compromissadas reversas overnight.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.