quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Aprendendo


Que padrões procurar? 


Jesse Livermore gostava de negociar ações, cujo preço estava se movendo em uma tendência óbvia. Ele não estava interessado em ações, cujo preço apresentou alterações de preço pequena, sem tendência forte - como a mostrada à abaixo.


Os padrões que ele procurou identificar padrões foram nos preços. Os comerciantes modernos - e de fato muitos comerciantes no tempo Livermore é muito - plotados os preços e volumes contra o tempo em um gráfico. Jesse Livermore, no entanto, não usar gráficos. Ele preferiu olhar para os números em si.





O ponto crucial

Jesse Livermore escreveu:

"Sempre tive a paciência para esperar o mercado para chegar ao que eu chamo de um ponto fundamental antes de começar a negociar, eu sempre fiz dinheiro em minhas operações."

Considere o gráfico do lado esquerdo. O preço tinha sido de tendências para baixo antes de se recuperar de um mínimo de 40c. O rali não poderia ser mantida, no entanto, o estoque recuou para 40c novamente. 40c tornou-se o chamado Jesse Livermore um ponto fundamental. Qualquer movimento significativo para cima ou para baixo do ponto central seria negociado por Livermore.

Se o estoque foram para quebrar abaixo, digamos, 37c, Livermore iria vender curto. Se fosse para quebrar acima, digamos, 43c, Livermore iria comprar. Ele observava a ação do preço com cuidado após a comprar, porque 49C - a alta do rali mais cedo - é outro ponto crucial. Se o preço não rali acima 49C - mais uma vez por 3c, digamos - Livermore iria sair do comércio.

Livermore disse:

"Eu nunca beneficiou muito de uma jogada, se eu não entrar em algum lugar no perto do início do movimento. E a razão é que eu perdi a acumulação de lucro que é muito necessário para fornecer a coragem e paciência para sentar num movimento até o fim dele - e permanecer por quaisquer reações menores ou comícios que foram obrigadas a ocorrer ao longo do tempo antes que o movimento tinha completado o seu curso ".


A reação normal
Uma vez que um estoque tinha quebrado fora de uma faixa de negociação - como as ações da esquerda, que tem quebrado para baixo - Livermore iria começar a negociar. Neste caso, a fuga é para baixo e assim por Livermore iria vender o estoque de curta duração.

Ele iria procurar sinais de que a nova tendência estava se comportando normalmente e que seria seguro para ficar com o comércio.

Jesse Livermore olharia para os seguintes sinais:

No início do movimento deve haver um volume extraordinariamente grande de ações negociadas.
Os preços devem se mover, geralmente em uma direção (para cima ou para baixo) por alguns dias.
A reação normal deve ser observada - volume irá diminuir em comparação com os volumes observados durante a tendência inicial, e o preço pode mover-se contra a tendência um pouco.
Dentro de um ou dois dias da reação normal, o volume deve aumentar de novo e a tendência dos preços deve ser retomado.
Desde que este padrão se repete, é seguro para ficar com um comércio. Se deve haver um desvio do padrão, é um sinal de alerta. Se o padrão de falha e o preço se move contra a tendência, mais do que um pouco, é um sinal para sair do seu comércio e preservar seu lucro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.