segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Arábia Saudita diz que preço do petróleo preocupa;tomará medidas


DUBAI, 10 Set (Reuters) - A Arábia Saudita está preocupada com os altos preços do petróleo e tomará medidas para moderá-los, disse o ministro do petróleo, em comunicado, afirmando a medida deve ser um sinal para países consumidores de que não há necessidade de liberar as reservas emergenciais de petróleo.

"A Arábia Saudita está preocupada com os altos preços do petróleo no mercado internacional. O atual preço simplesmente não é suportado pelos fundamentos do mercado", disse Ali al-Naimi em comunicado nesta segunda-feira.
"A Arábia Saudita vai, como sempre, tomar todas as medidas necessárias para garantir que o mercado seja bem abastecido e para ajudar a moderar os preços --e vamos atender a qualquer demanda adicional de nossos consumidores", disse Naimi, quatro dias depois da administração norte-americana se reunir com analistas de energia.
A reunião foi vista por alguns como sinal de que o presidente Barack Obama estaria considerando aumentar a oferta de petróleo norte-americana, em uma tentativa de reduzir os preços do combustível, em meio à corrida pelas eleições presidenciais em novembro.
A Agência Internacional de Energia (AIE), que coordena os estoques ocidentais de petróleo, tem apoiado a ideia.
A última liberação de estoques, após a reunião da Opep em junho de 2011, irritou as autoridades, que viram a ação como interferência no mercado e desestabilizadora para os preços.
O petróleo tipo Brent subiu cerca de 20 por cento desde que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) se reuniu em junho, ficando em cerca de 112 dólares e 117 dólares o barril desde meados de agosto. As baixas ofertas do Irã, por conta das sanções e interrupções na região do Mar do Norte pesaram sobre o crescimento econômico global.
(Reportagem de Amena Bakr e Daniel Fineren)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana