BRUXELAS, 9 Nov (Reuters) - Os ministros das Finanças da zona do euro, ou Eurogroup, não devem tomar uma decisão final para liberar a próxima parcela de empréstimo de emergência para Atenas no encontro de segunda-feira, uma vez que ainda não há clareza de como deixar a enorme dívida da Grécia sustentável, afirmou uma autoridade sênior da União Europeia (UE).
"Há expectativa para uma decisão final na segunda-feira? Há uma grande, grande chance de uma segunda rodada de discussões para finalizar tudo", disse a autoridade nesta sexta-feira.
A autoridade afirmou que os ministros da zona do euro estão cientes de que a Grécia precisa de dinheiro para pagar vários bilhões de euros em títulos do Tesouro que vencem em 16 de novembro e que estão levando isso em conta nas discussões.
Mas ele disse que o relatório de sustentabilidade da dívida dos credores internacionais --o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Central Europeu (BCE) e a UE, chamados de troika-- ainda não está pronto ainda e que ele é necessário para uma decisão sobre o descongelamento do programa.
"A análise de sustentabilidade da dívida é uma parte integral do relatório da troika de cumprimento e apenas quando houver acordo de que a evolução da relação dívida/PIB durante um certo período de tempo é sustentável poderemos dizer que estamos preparados para fazer o desembolso", disse a autoridade.
(Reportagem de Jan Strupczewski)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Educação Financeira com disciplina e inteligência.