terça-feira, 23 de abril de 2013

Atividade industrial dos EUA tem mínima de 6 meses em abril--PMI


NOVA YORK, 23 Abr (Reuters) - A indústria norte-americana cresceu em abril em seu ritmo mais lento em seis meses, à medida que a demanda dos consumidores domésticos caiu, sugerindo que a economia norte-americana está perdendo ímpeto no segundo trimestre, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) nesta terça-feira.
A empresa de dados financeiros Markit informou que seu PMI preliminar da indústria para os Estados Unidos caiu para 52,0 neste mês, ante 54,6 em março. Essa foi a leitura mais fraca desde outubro de 2012.
A produção caiu para 53,6, ante 56,6, a taxa de crescimento mais fraca desde novembro. Enquanto as novas encomendas de exportação aumentaram, a demanda doméstica avançou em seu ritmo mais lento em seis meses, com o componente de novas encomendas ficando em 51,8, após ter atingido 55,4 no mês passado.
Os dados "levantam temores de que a expansão da indústria dos Estados Unidos está perdendo ímpeto rapidamente, à medida que as empresas e as famílias se preocupam com o impacto dos aumentos de impostos e os cortes de gastos do governo", disse Chris Williamson, economista-chefe da Markit.
Os resultados sugerem que o crescimento da produção desacelerou de um ritmo anual de quase 8 por cento anteriormente neste ano para 2 por cento no começo do segundo trimestre, disse Williamson.
Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) a serem divulgados na sexta-feira devem mostrar que a economia dos EUA expandiu a um ritmo de 3,0 por cento anualizados no primeiro trimestre, recuperando-se de uma performance fraca nos três últimos meses de 2012.
Mas a desaceleração na indústria sugere que "o cenário parece já ter começado a piorar novamente, com o crescimento devendo enfraquecer no segundo trimestre", disse Williamson.
(Reportagem de Steven C. Johnson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana