quarta-feira, 27 de novembro de 2013

MERCADO EUROPA: Notícias políticas da Alemanha e Itália impulsionam índices

STOCK EXCHANCE
    São Paulo, 27 de novembro de 2013 - Os índices do mercado de ações da Europa encerraram as negociações de hoje em campo positivo, refletindo as notícias políticas positivas vindas da Alemanha e da Itália, assim como o aumento no índice de confiança do consumidor da Alemanha.


   Na Itália, o Senado aprovou o orçamento para 2014 e concedeu um voto de confiança ao governo do primeiro-ministro Enrico Letta, que recentemente perdeu parte do apoio que possuía no parlamento italiano.

   A notícia foi bem recebida pelos investidores, pois se o Senado não aprovasse o texto o governo de Letta teria de ser dissolvido e novas eleições seriam convocadas. O orçamento de 2014 agora segue para a Câmara dos Deputados da Itália.

   Na Alemanha, os oficiais dos partidos União Democrática Cristã (CDU, na sigla em alemão), da chanceler Angela Merkel, a sua contraparte bávara, a União Cristão Social (CSU), e o Partido Social Democrático (PSD) anunciaram oficialmente o acordo para a formação de uma grande coalizão governista,
depois de quase dois meses de negociações após as eleições.

   Ainda na Alemanha, o índice sobre a confiança do consumidor da Alemanha para dezembro, divulgado pelo instituto de estudos econômicos GfK, atingiu 7,4 pontos, alta de 0,3 ponto porcentual (pp) ante a leitura do mês anterior (dado revisado).

   As negociações foram também impulsionadas pelo relatório de Revisão de Estabilidade Financeira do Banco Central Europeu (BCE), que afirmou que os indicadores a respeito da tensão no sistema bancário da eurozona caíram "notavelmente" desde os picos observados durante a intensificação da crise
de dívida soberana do bloco, em meados de 2011. Além disso, outros dados mostram que, em vários tipos de ativos, os sinais de estresse também recuaram significativamente, atingindo o menor patamar desde o início de 2007.

   Em Londres, o FTSE 100 teve alta de 0,20%, 6.649,47 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX 30 subiu 0,66%, para 9.351,13 pontos. O CAC 40, de Paris, teve alta de 0,36%, para 4.293,06 pontos.
   
   Na bolsa de Milão, o FTSE MIB avançou 0,80%. para 18.924,79 pontos, enquanto a bolsa Madri subiu 0,97%, para 9.808,40 pontos. Em Zurique, o SMI 20 teve alta de 0,08%, para 8.245,68 pontos.

    Camila Maia / Agência CMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana