sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

PETRÓLEO: Preços continuariam baixos mesmo se Opep cortar produção-DJ News

PETRÓLEO 
Os preços do petróleo vão continuar baixos num futuro próximo e os mercados continuariam com excesso de oferta mesmo que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) cortasse sua produção, de acordo com relatório interno do cartel. As informações são da agência de notícias "Dow Jones". 


   O documento, ao qual o "The Wall Street Journal" teve acesso, alerta que "em termos gerais, o excedente atual, embora esteja diminuindo, deve continuar a limitar a alta dos preços de petróleo nos próximos trimestres". O texto é uma transcrição da reunião de um órgão da Opep que reúne especialistas para aconselhar os ministros antes dos encontros.

   Segundo o documento, se a produção permanecer inalterada em 31,5 milhões de barris por dia (bpd), os mercados continuariam com um excesso de oferta de 700 mil bpd em 2016. O valor, no entanto, é inferior ao excesso de 1,8 milhões  de bpd que a Opep estima para este ano. 

   Com os não-membros do cartel contribuindo para o excesso de oferta global, 
países como a Venezuela e o Irã apelaram nos últimos dias por uma redução da produção, de modo a recolocar a cota diária do grupo nos 30 milhões de bpd. Segundo o documento, mesmo se a Opep reduzir a produção para esse nível, isso não seria suficiente para resolver completamente o atual excesso de oferta.

   Fonte: Cristiana Euclydes / Agência CMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana