segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Merkel anuncia que vai concorrer a 4º mandato como chanceler da Alemanha

Angela Merkel anunciou neste domingo que quer concorrer a um quarto mandato como chanceler da Alemanha nas eleições do próximo ano, em um sinal de estabilidade após o Reino Unido ter votado para deixar a União Europeia e a eleição de Donald Trump como próximo presidente dos Estados Unidos.

Apesar da reação adversa do eleitor à sua política migratória de portas abertas, Merkel, de 62 anos, disse que vai concorrer novamente na eleição de setembro, encerrando meses de especulação sobre a sua decisão.
"Eu pensei sobre isso por um tempo infinitamente longo. A decisão de concorrer a um quarto mandato --depois de 11 anos no cargo-- é tudo, menos trivial para o país, o partido e, eu digo isso conscientemente nessa ordem, para mim pessoalmente", disse Merkel a jornalistas, em um tom sério, quase sombrio.
"É uma decisão não apenas para uma campanha eleitoral, mas para os próximos quatro anos ... se a saúde permitir", acrescentou após reunião dos principais líderes do partido conservador democrata-cristão (CDU).
Cerca de 55 por cento dos alemães querem que Merkel, a oitava chanceler da Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial, sirva um quarto mandato, com 39 por cento contra, mostrou uma pesquisa da Emnid no domingo, destacando que, apesar dos contratempos, ela ainda é um ativo eleitoral.
Merkel dirigiu a maior economia da Europa durante a crise da dívida da zona do euro e ganhou respeito internacionalmente, por exemplo, com seus esforços para ajudar a resolver a crise da Ucrânia. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a descreveu na semana passada como uma aliada "notável".
Com a vitória de Trump nos Estados Unidos e o aumento do apoio aos partidos de direita na Europa, alguns comentaristas vêem Merkel como um bastião de valores liberais ocidentais.
"Angela Merkel é a resposta ao populismo desta época, ela é, por assim dizer, o anti-Trump", disse o aliado de partido Stanislaw Tillich, primeiro-ministro do Estado da Saxônia, ao grupo jornal do grupo RND, acrescentando que ela confiável e previsível.
No entanto, Merkel rejeitou a responsabilidade que lhe foi conferida após a vitória de Trump como "grotesca e absurda".
"Nenhuma pessoa sozinha - mesmo com a maior experiência - pode mudar as coisas na Alemanha, na Europa e no mundo para melhor, e certamente não o chanceler da Alemanha", disse ela.
A decisão de Merkel no ano passado de abrir as fronteiras da Alemanha para cerca de 900 mil imigrantes, principalmente de zonas de guerra no Oriente Médio, irritou muitos eleitores em casa e prejudicou sua popularidade.

Seu partido sofreu uma baixa nas eleições regionais no ano passado, enquanto aumentou o apoio ao partido anti-imigrantista Alternativa para a Alemanha (AfD).
Fonte: Reuters (Por Andreas Rinke e Madeline Chambers)

O Mercado mais perto de você! Estude, treine e aprenda Ao Vivo. Macktrader Investimentos - Educação financeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.