terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Governo central surpreende e tem primeiro superávit primário para novembro desde 2013

       Com receitas extraordinárias e cortes de gastos, o governo central (Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social) surpreendeu e fechou novembro com superávit primário de 1,348 bilhão de reais, o primeiro resultado no azul para esse mês desde 2013.


Economistas consultados pela Reuters estimaram rombo primário de 14,6 bilhões de reais no mês passado.

Em 12 meses até novembro, no entanto, o déficit primário estava em 167 bilhões de reais, informou o Tesouro Nacional nesta terça-feira, pior que a meta oficial de rombo de 159 bilhões de reais para 2017.
Segundo a secretária do Tesouro, Ana Paula Vescovi, o objetivo será alcançado porque devem entrar mais 17,7 bilhões de reais no caixa em dezembro. Serão, por exemplo, 10 bilhões de reais com leilões de petróleo e 3 bilhões de reais com aeroportos.
“Além disso, tivemos despesas de 26,6 bilhões de reais em dezembro de 2016 que não se repetirão agora, como regularização de pagamentos a organismos internacionais e pagamento de precatórios”, afirmou ela a jornalistas.
O resultado de novembro foi beneficiado pelos recursos extraordinários levantados com concessões e o Refis, programa de renegociação tributária, além de forte redução nos gastos não obrigatórios.
Segundo o Tesouro, a receita líquida total teve salto real de 39,3 por cento sobre novembro de 2016, a 106,719 bilhões de reais, ajudada pela melhor arrecadação.
O Refis e receitas com cessões e permissões chegaram a 12,424 bilhões de reais no mês, ante apenas 285,1 milhões de reais em novembro do ano passado.
Ainda segundo o Tesouro, os gastos totais recuaram 9,3 por cento no período, já descontada a inflação, a 105,371 bilhões de reais.
Na semana passada, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, anunciou a liberação de mais 5 bilhões de reais de montante que havia sido contingenciado no ano, a maior parte direcionada para cobrir gastos de custeio, e reafirmou que o governo encerrará 2017 cumprindo a meta fiscal.
Apesar do descongelamento de recursos na reta final deste ano, o Orçamento de 2018, para o qual a meta também é de déficit primário de 159 bilhões de reais, já está em xeque.
Isso porque o governo enviou uma série de medidas ao Congresso para garantir o cumprimento do alvo, mas elas não foram apreciadas pelos parlamentares. Sem essas fontes de receita e de economia de despesas, o governo terá que bloquear 21,4 bilhões de reais em 2018, o que deverá ter impacto significativo sobre investimentos e na máquina pública.
Fonte: Reuters (Por Marcela Ayres - Edição de Patrícia Duarte)

O Mercado mais perto de você! Estude, treine e aprenda Ao Vivo. Macktrader Investimentos - Educação financeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.