sexta-feira, 26 de abril de 2013

Governo alemão está confiante de aprovação do ESM pela Corte do país



BERLIM, 26 Abr (Reuters) - O governo alemão está confiante de que a Corte Constitucional irá confirmar uma decisão anterior aprovando o mecanismo de resgate da zona do euro após uma audiência em junho para avaliar os resgates e a ação do Banco Central Europeu (BCE), afirmou o Ministério das Finanças nesta sexta-feira.
O Bundesbank, banco central alemão e grande opositor dos planos do BCE de comprar dívida de países endividados da zona do euro, enviou um documento de 29 páginas para a corte em dezembro, que foi publicado em um jornal alemão nesta sexta-feira, destacando os perigos do plano.
"O governo ... está confiante de que a Corte Constitucional irá confirmar completamente sua decisão de 12 de setembro de 2012, que foi tomada com base numa extensa audiência oral e sobre a base de que a Alemanha é capaz de concordar legalmente com o ESM (Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira)", afirmou o porta-voz do ministério.
Ele não entrou em detalhes sobre como a Corte pode ver os planos de compra de títulos do BCE, que também irá avaliar na audiência pública de 11 e 12 de junho antes de dar o veredicto final.
O relatório do Bundesbank alerta que a compra de tais dívidas pelo BCE pode "comprometer a independência do banco central" e ser difícil de interromper. O papel é datado de 21 de dezembro de 2012, quando a crise da zona do euro estava mais aguda do que está agora.
Na decisão preliminar de setembro, que deu luz verde para a Alemanha ratificar o novo fundo de resgate permanente da Europa, a Corte em Karlsruhe também disse que avaliaria o papel do BCE no resgate quando entregasse o seu veredicto final.
(Reportagem de Annika Breidthardt e Stephen Brown)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana