sexta-feira, 26 de abril de 2013

Usiminas esboça reação, mas fecha trimestre com prejuízo


SÃO PAULO, 26 Abr (Reuters) - A Usiminas divulgou nesta sexta-feira aumento no prejuízo líquido do primeiro trimestre na comparação anual, num resultado pressionado por despesas financeiras, mas que mostrou sinais de que a reestruturação da empresa começa a se fazer sentir nos números da maior produtora de aço plano do Brasil.
A companhia divulgou prejuízo líquido trimestral de 123 milhões de reais, o quinto consecutivo, ante perda de 37 milhões de reais no mesmo período de 2012. Mas o número foi melhor que o resultado negativo de 283 milhões de reais sofrido nos três últimos meses de 2012.
Previsões de cinco analistas consultados pela Reuters indicavam, em média, prejuízo líquido de 47 milhões de reais para a Usiminas no primeiro trimestre.
A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) nos três primeiros meses do ano, porém, avançou para 313 milhões de reais, em termos ajustados. O dado representa crescimento anual de quase 65 por cento, que superou a expectativa do mercado de 291 milhões de reais e os 226 milhões de reais do quarto trimestre.
A margem Ebitda ajustada também mostrou evolução, saindo de 6,6 por cento no primeiro trimestre de 2012 para 9,8 por cento nos três meses encerrados em março.
Os números foram obtidos com vendas de 1,591 milhão de toneladas, praticamente estável sobre o primeiro trimestre do ano passado, mas queda de 8 por cento ante o quarto trimestre. Já o custo de produtos vendidos se manteve em linha com o nível dos últimos três meses de 2012, em 2,988 bilhões de reais, mas apresentou alta de 9,4 por cento em base anual.
A empresa informou no balanço que resolveu antecipar no período uma liquidação de operação de pré-pagamento de exportação. Isso implicou em um aumento nas despesas financeiras líquidas para 236,2 milhões de reais, ante 29,5 milhões no mesmo período de 2012 e 107,9 milhões nos três meses até dezembro.
A siderúrgica encerrou março com dívida líquida de 3,6 bilhões de reais e caixa de 4,24 bilhões.
(Por Alberto Alerigi Jr.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana