quarta-feira, 24 de abril de 2013

Lucro da Vale tem queda de 7,6% no 1o tri



SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO, 24 Abr (Reuters) - A Vale registrou um lucro líquido de 6,201 bilhões de reais no primeiro trimestre do ano, queda de 7,6 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado, em meio a preços mais baixos do minério de ferro, o principal produto da maior produtora global da commodity.
A empresa, contudo, conseguiu reverter o prejuízo de 5,63 bilhões de reais do quarto trimestre de 2012, quando a empresa realizou baixas contáveis que afetaram o resultado.
Pelas normas contábeis norte-americanas (USGAAP), o lucro da Vale no primeiro trimestre foi de 3,109 bilhões de dólares, superando as estimativas dos analistas, que esperavam um lucro de 2,7 bilhões de dólares, em média, segundo pesquisa da Reuters.
A Vale vendeu 55,679 milhões de toneladas de minério de ferro no primeiro trimestre de 2013, alta de 1,6 por cento na comparação com o registrado no mesmo período do ano passado, mas a preços mais baixos.
O preço do minério de ferro vendido pela Vale ficou em média a 111,69 dólares por tonelada, queda de 5,4 por cento em relação ao preço médio do mesmo período do ano passado, de 118,09 dólares.
"Os preços realizados do minério de ferro aumentaram, porém o acréscimo foi suavizado pela queda significativa dos preços de contratos baseados na média dos índices de preços do trimestre passado com um mês de defasagem", disse a empresa em comunicado, explicando que a precificação do minério foi feita por três sistemas diferentes.
A participação da China nas vendas de minério de ferro e pelotas foi de 48,2 por cento, caindo do pico de 55,1 por cento no quatro trimestre. A mudança no principal mercado, disse a Vale, foi compensada por uma maior parcela de vendas destinada ao Brasil, que chegou a 13,2 por cento, ante 10,3 por cento, e à Europa (18,8 por cento contra 14,7 por cento), refletindo uma melhora na demanda desses mercados. Os embarques para o Japão caíram para 7,2 por cento, ante 8,7 por cento no quatro trimestre.
Em meio a um mercado de minério de ferro desafiador, a Vale informou que "as operações de metais básicos estão sendo reestruturadas e os resultados começam a aparecer".
A receita operacional líquida total somou 21,8 bilhões de reais, alta de 6,5 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado.
(Por Sabrina Lorenzi e Roberto Samora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Financeira com disciplina e inteligência.

Confira os 05 Estudos/Artigos/Notícias + acessados na semana